Acessos

segunda-feira, 15 de junho de 2009

São Paulo - Alemanha - 180 ANOS DE IMIGRAÇÃO ALEMÃ

No Estado de São Paulo, o primeiro desembarque de imigrantes alemães ocorreu em 1827 no porto de Santos. Só em 1829, no entanto, ocorre o primeiro assentamento oficial no então município de Santo Amaro, hoje um bairro da cidade de São Paulo. Este marco é o nosso ponto de partida para viajarmos de 1829 até 1930, por meio de fotografias, ilustrações, dados e documentos, frutos de pesquisa feita pelo Arquivo do Instituto Martius-Staden.
A Exposição apresentará os primeiros colonos e suas ocupações iniciais, as inovações e empreendimentos trazidos pelos imigrantes à cidade, as diferentes experiências religiosas aqui partilhadas, a vida comercial, aspectos sobre educação, saúde e a vida cultural, os acontecimentos durante a Primeira Guerra e Revolução de 1924 e a expansão rumo ao interior do Estado.
Considerando que 18 milhões ou cerca de 10% dos brasileiros têm ao menos um antepassado alemão, a visita será uma experiência enriquecedora, uma maneira de compreender melhor as origens da cidade atual e as nossas próprias.
A cerimônia contará com a presença de autoridades alemãs e brasileiras, além da participação do Coral do Colégio Visconde de Porto Seguro.

Dia: 21.06, domingo, a partir das 10h.
Local: Escola Céu Azul, Estrada da Barragem, 127, Colônia / Parelheiros - São Paulo
A Exposição circulará por diversos lugares da cidade de São Paulo, com entrada gratuita.

Um comentário:

Ortsnamenblog disse...

Queira ter em atenção que não é correcto dizer "no então município de Santo Amaro", porque a região de Santo Amaro só se desmembrou de São Paulo em 1832, logo por ocasião da vinda dos primeiros colonos entre 1827 e 1829 ainda não existia a entidade independente de São Paulo, a qual teve existência apenas de 1832 a 1935 quando foi reincorporado de novo no município de São Paulo.