Acessos

quarta-feira, 13 de junho de 2012


Acontece de 29 a 30 de junho e 01 de julho de 2012 a Colônia Fest, em comemoração aos 183 anos do bairro Colônia Paulista (Zona Sul - SP). Em sua 7ª edição a tradicional festa visa resgatar a cultura e costumes dos colonos alemães. O evento conta com comidas e danças típicas desenvolvidos por moradores da região, além de apresentações folclóricas e exposições, buscando oferecer interação entre as demais culturas em destaque na região como japonesa, indígena e negra.

A organização fica por conta de instituições locais como, Associação Cívica Colônia Alemã - ACCA,  Associação Cemitério dos Protestantes - ACP, Associação Comunitária Habitacional Vargem Grande - ACHAVE, Associação Cristã de Ensino - ACE, além de comerciantes e moradores do bairro. A festa conta com o apoio da Subprefeitura de Parelheiros - SPPA e São Paulo Turismo - SPTURIS.

A Colônia Fest já virou tradição. A data consta no calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo (Dia 29 de Junho - Dia da Colônia Paulista - Lei vereador Antônio Goulart) em seu sétimo ano, busca apresentar e reforçar cada vez mais a riqueza cultural existente no bairro. O evento espera receber milhares de visitantes.

Bairro de Colônia Paulista

Colonizado em 1829, o bairro traz diversos pontos importantes e relevantes do local e da cultura alemã que ainda são desconhecidos pela população. Dentre eles destacam-se o Cemitério de Colônia Paulista, primeiro cemitério particular de São Paulo - que abriga tradicionais famílias alemãs da época, a escola Ernestino Lopes da Silva - que possui uma pedra, como marco zero de Colônia Paulista e a Cratera de Vargem Grande - bairro que surgiu a partir de um meteorito que caiu há 40 milhões de anos. A ocupação da região começou na década de 80 e, hoje, mais de 40 mil pessoas vivem ali.